21 outubro 2013

TEMPO DE COMPARTILHAR - NOVEMBRO 2013

As atividades sugeridas para cada semana,  podem ser adaptadas de acordo com as necessidades de sua classe.
 
Abaixo de cada uma das semanas, estará disponível todo o material da semana em um só arquivo em pdf, se você desejar baixar.

E finalmente, após a última semana, alguns desenhos para colorir (caso tenha muitas crianças pequenas na classe,  pois assim, elas estarão ligadas ao tema, mesmo não estando fazendo as demais atividades, pois os desenhos estão seguindo o tema do mês) e outras sugestões de atividades.


Novembro

Devemos agradecer a Deus em todas as coisas

Semana 1: Sinto-me grato por meu corpo e sei que ele é um Templo.
Música: O Senhor deu-me um Templo (MC 73)
Escritura: Coríntios 3:16-17
Lição: Meu corpo é um Templo


Nosso corpo é um templo do nosso espírito. Temos que escolher o que fazer com ele, enquanto estamos aqui na terra e devemos lembrar que nosso corpo é sagrado porque o Pai Celestial o criou. O Presidente Gordon B. Hinckley disse: "Nossos corpos são as tendas de nossos espíritos. Ele que é o Pai dos espíritos quer nos ajudar a ter a força e a virtude para essas tendas pessoais. "
Nós podemos confiar nos profetas que nos dizem como proteger nossos corpos. O Presidente Hinckley aconselhou-nos a não fazer tatuagem ou furá-lo (com exceção de um par de brincos para as mulheres). Outros profetas têm nos pedido para manter o corpo puro, seguindo a Palavra de Sabedoria e ter pensamentos puros. Vestir roupas nos padrões, ser puro e modesto convida o Espírito pare estar em nossa vida, pois mostra respeito para com o nosso corpo e nos ajuda a ser um exemplo para os outros.
O Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: "Se você está bem preparado e vestidos com recato, convida a companhia do Espírito de nosso Pai Celestial e exercer uma influência sadia sobre aqueles ao seu redor. Vestido assim vai demonstrar ao Senhor que sabe quão precioso é seu corpo".
Satanás tem inveja de todo mundo que tem um corpo, porque ele não pode ter um. Ele nos tenta, que destruir a pureza do nosso corpo através do uso de roupas inapropriadas ou de substâncias nocivas. Ele até tenta-nos a ter vergonha de nossos corpos - a pensar que eles não são bons o suficiente, alto o bastante, forte o suficiente, ou bonito o suficiente. Se seguirmos o Espírito, seremos capazes de manter "a força e a virtude" em nossos corpos, e não vamos acreditar nas mentiras do diabo sobre eles. O Pai Celestial está satisfeito com os templos terrestres criados para os nossos espíritos. Temos de mostrar reverência para com nosso corpo e tratá-lo como se fosse um templo sagrado.


Abaixo uma atividade que pode ser usada e adaptada segundo as necessidades da primária de sua ala:


Atividade 1: Meu corpo é um Templo – Corte as duas imagens ao longo das linhas tracejadas. Cole a primeira imagem em um quadrado deito em papel mais grosso e resistente, de 10 cm x 10 cm (ver figura 1). Dobre a imagem na linha de centro para que ela dobre para a frente. Então cole uma moeda na parte de trás da primeira figura (ver figura 2). Depois, colar a parte de trás da segunda foto na parte de trás da primeira figura (ver figura 2). Então cole um pedaço de fio/barbante atrás da segunda figura (ver figura 2). Segure o cartão de pé, puxe o fio de volta para trazer o halterofilista, então que o peso da moeda vai puxá-lo de volta para baixo (ver figura 3).



Atividade 2: Cuidar do meu templo – Preparar o jogo (caminho que leva ao templo) e fazer com todos eles ao mesmo tempo, onde cara criança vai respondendo uma pergunta com sim ou não... Por exemplo “Comer frutas e cereais fazem bem ao corpo?” SIM ou NÃO? E seguir pelo caminho escolhido pela criança, do SIM ou do NÃO, por fim, ao terminar o jogo, chegando no templo, explicar que cada escolha que fazemos nos ajudam a cuidar ou a destruir o nosso templo e que se fizermos a escolha de guardar a palavra de sabedoria e os padrões do Senhor e cuidar assim do nosso templo, um dia quando tivermos idade suficiente, estaremos dignos de entrar no templo.



Semana 2: Sou grato pelas bênçãos materiais.
Música: O Senhor deu-me um Templo (MC 73)
Escritura: Mosias 2:41
Lição: Eu recebo muitas bênçãos


O Pai Celestial deu-lhe muitas coisas e você deve agradecer sempre por estas coisas. Você foi abençoado com um belo mundo para se viver, com uma família e amigos que amam e cuidar de você, com os líderes e professores para orientá-lo. Você tem as escrituras para ajudá-lo a aprender sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo, ele lhe deu também talentos para abençoar a sua vida e as vidas de outros.
Lembre-se de agradecer ao Pai Celestial muitas vezes pelas bênçãos que Ele dá a você. O profeta Alma nos diz "agradecendo sempre a Deus por tudo quanto recebeis" (Alma 7:23).
Há muitas maneiras que você pode agradecer ao Pai Celestial... Você pode agradecer a Ele por meio da oração, cantando hinos, sendo reverente e sendo um bom exemplo. Você também pode agradecer a Ele, obedecendo aos seus mandamentos e servindo aos outros.


Abaixo uma atividade que pode ser usada e adaptada segundo as necessidades da primária de sua ala:


Atividade 1: Caixa de Bênçãos - Preparar uma pequena caixa ou envelope para representar um presente embrulhado. Em seguida, corte as formas. Sobre as formas de casa, escrever bênçãos que recebe de sua família. Sobre as formas de estrela, escreva bênçãos que recebe do Salvador. Nas formas do templo, escreva bênçãos que recebe por ser um membro da Igreja. Pense em outras bênçãos para escrever sobre as formas de presente. Coloque todas as formas na caixa ou envelope. Durante a noite familiar em sua casa, compartilhar e discutir usando as formas, sobre as bênçãos que recebemos do Pai Celestial.


Atividade 2: Cesta de Bênçãos - Cortar a cesta e dobrar nas linhas pontilhadas e cole as abas onde indicado (ver ilustração). Cortar 30 tiras de papel. Em cada papel, escreva uma bênção que receberam e um ato de serviço que você irá realizar para mostrar gratidão por essa bênção. (Por exemplo, "Eu sou grato por ter comida para comer. Para mostrar minha gratidão, eu vou ajudar a preparar os alimentos ou limpar a cozinha depois de uma refeição hoje.") Dobrar as tiras de papel e colocá-las na cesta. Cada dia do mês, escolher um pedaço de papel, pensar sobre a bênção, e realizar o ato de serviço.
 




Semana 3: Sou grato pelas bênçãos espirituais
Música: O Senhor deu-me um Templo (MC 73)
Escritura: Moroni 10:8
Lição: Presentes de Deus


Você recebeu muitos dons de Deus. Alguns de vocês são bons em esportes. Alguns são pacificadores. Alguns podem fazer as pessoas rir e se sentir melhor sobre si mesmos. Alguns sabem exatamente quando algo precisa ser feito e fazem. Alguns podem cantar, dançar ou fazer ginástica. Alguns são bons em matemática, ciência ou português. Alguns têm muitas boas ideias para melhores maneiras de fazer as coisas. Alguns são bons com os animais.
Estes são todos os presentes maravilhosos, mas há outros presentes que os membros da Igreja têm. Eles são os dons espirituais, e todos são necessários na Igreja. O apóstolo Paulo escreveu sobre eles em sua primeira carta ao povo de Corinto:
"Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. Ora, há diferentes dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diferenças [em como estes dons são usados], mas o Senhor é o mesmo. ... É o mesmo Deus que opera tudo em todos. "(1 Coríntios. 12:3-6).
Paulo enumera muitos desses dons, e diz que cada um de nós pode reconhecer o dom ou dons que temos do Espírito: "A um é dado pelo Espírito a palavra de sabedoria; a outro a palavra de conhecimento pelo mesmo Espírito; Para outro a fé, pelo mesmo Espírito, para outros, os dons de cura, pelo mesmo Espírito, para outro a operação de milagres; a outro a profecia; para outro discernimento de espíritos, para outros o dom de línguas [a capacidade de falar línguas diferentes]; e a outro a interpretação de línguas [compreensão de diferentes idiomas] "(1 Coríntios. 12:8-10).
Em seguida, Paulo explica que devemos usar esses dons espirituais para o bem da Igreja, e isso porque todos são necessários, não devemos pensar que o dom que temos é mais ou menos importante. Ele disse que se "um membro sofre, todos os membros padecem com ele; ou [se] um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele".
Finalmente, Paulo disse que é preciso trabalhar duro para reconhecer os dons que temos e para crescer, para que possamos ajudar uns aos outros da melhor maneira que pudermos.

Abaixo uma atividade que pode ser usada e adaptada segundo as necessidades da primária de sua ala:

Atividade: Estou feliz pelos muitos dons - Montar página em cartolina. Desenhar uma imagem de algo especial pelo que você é grato em cada espaço em branco. Cortar cada um com suas abas, em seguida, cole as pontas das abas para fazer um anel. (Não deixe de fazer dois anéis de polegar maior do que os outros anéis.) Escolha os anéis que você deseja usar.
Ou simplesmente recorte e cole, deixando-os de pé, onde você posso vê-los para se lembrar sempre dos dons maravilhosos que Deus nos concedeu.



Semana 4: Devemos agradecer ao Pai Celestial por todas as nossas bênçãos
Música: O Senhor deu-me um Templo (MC 73)
Escritura: Alma 7:23 ou D&C 59:7
Lição: Sou grato por todas as bênçãos

Ó Pai tão querido, dou graças a ti,
Por tua bondade, carinho, e amor,
Por meus pais bondosos e pelo meu lar
E por toda a bênção que posso gozar.
("
Ó Pai Querido, Dou Graças", Músicas para Crianças, 9)

Você sabia que ser grato é um mandamento? Em Doutrina e Convênios 59:7, lemos: "Agradecerás ao Senhor teu Deus em todas as coisas". Uma das maneiras que você pode mostrar o seu amor pelo Pai Celestial é para agradecer pelas bênçãos que Ele lhe deu.
Algumas crianças da Primária compartilharam a que elas são gratas.
André: "Eu sou grato pela minha família e comida”.
Brady: ". Agradeço a minha mãe e meu pai, minha irmã e minha gatinha, Lucy".
Caleb: ". Sou grato por minhas mãos, porque eles podem se mover".
Connor: "Eu sou grato por minha família e as vezes que nós jogamos jogos juntos”.
Taegan: "Eu sou grato pela minha família e do evangelho."
McKenna: "Eu sou grato pelo dom do Espírito Santo, porque Ele nos sussurra o que nos mantêm seguros "
Seneca:". Agradeço a minha família, pelo evangelho, meus amigos e minha casa ".
O que você está grato? Converse com sua família e faça uma lista das bênçãos que o Pai Celestial lhe deu. Lembre-se de agradecer a Ele por suas bênçãos cada vez que você orar.


Abaixo uma atividade que pode ser usada e adaptada segundo as necessidades da primária de sua ala:


Atividade 1: Sou grato por todas as bênçãos – Monte a página em cartolina. Recorte os cartões de bênçãos sobre as linhas sólidas. Coloque o desenho virado para baixo. Vire duas cartas e tentar fazer um par, assim como um jogo da memória. Quando fizer um par, falar aos outros porque você é grato por essa bênção.



Atividade 2: Eu tenho muitas bênçãos – Pinte as imagens. Na imagem maior estão faltando muitas coisas que são dadas a você como bênçãos do Pai Celestial. Para ajudar você a entender que muitas bênçãos são essas que lhe foram dadas, recorte as fotos pequenas e cole-as dentro dos contornos corretos na imagem maior. Em que outras bênçãos você consegue pensar agora? 





 Outras sugestões de atividades:



 








Um comentário:

Margem SUD disse...

Excelente trabalho...
Compartilhado no Facebook, no grupo https://www.facebook.com/groups/210918562255180/permalink/736036166410081/#!/groups/Recursos.SUD/