26 abril 2013

TEMPO DE COMPARTILHAR - SETEMBRO 2013

As atividades sugeridas para cada semana,  podem ser adaptadas de acordo com as necessidades de sua classe.
 
Abaixo de cada uma das semanas, estará disponível todo o material da semana em um só arquivo em pdf, se você desejar baixar.

E finalmente, após a última semana, alguns desenhos para colorir, caso tenha muitas crianças pequenas na classe, pois assim, elas estarão ligadas ao tema, mesmo não estando fazendo as demais atividades, pois os desenhos estão seguindo o tema do mês. 



Setembro – Servirei a Deus com todo o meu Coração, Poder, Mente e Força

Semana 1: Jesus Cristo nos ensinou a servir às outras pessoas
Música: Serei Valoroso (MC pg. 85)
Escritura: Mateus 25:35-36
Lição: O Mestre Servindo

Jesus amava servir aos outros. Ele foi o exemplo perfeito de serviço. Ele disse: "Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve
" (Lc 22:27). Ele sabia que veio ao mundo para servir os outros, não para ser servido. Você acha estranho que o Mestre servisse aos outros? Senhor e servo são palavras opostas. Você pode pensar que é estranho, mas os maiores mestres são aqueles que servem.
Durante a vida mortal de Jesus, Ele serviu os pobres. Ele ensinou o evangelho. Ele alimentou uma multidão de pessoas com fome. Ele lavou os pés dos discípulos. Ele curou os doentes e até ressuscitou mortos.
Jesus ensinou a importância do serviço. Quando Ele vier novamente à terra, Ele vai dizer aos justos: "Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me." (Mateus 25:35-36).
Jesus disse que o justo não vai se lembrar de ter feito qualquer dessas coisas para Ele. Então, Ele vai dizer-lhes: "Quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim ó fizestes" (Mateus 25:40). Quando servimos uns aos outros, nós também estamos servindo à Deus.
Você pode servir ao Senhor, servindo aqueles que o rodeiam. Você não tem que fazer algo grande para servir os outros. Um sorriso pode alegrar o coração de um amigo. Falando uma palavra gentil, ajudando um irmão ou irmã, obedecendo a seus pais, todas essas coisas são maneiras de servir. Quando servimos voluntariamente, tornamo-nos mais semelhantes a Cristo, e nossa fé cresce.


Atividade: O Mestre Servindo - Corte as oito peças. Faça furos onde indicado. Usando fios ou barbante, amarre um laço no buraco na parte superior da imagem do Salvador. Use outro pedaço de fio para ligar a parte inferior da imagem do Salvador com a escritura. Usando mais seis pedaços de fio, amarre cada imagem de um ato de serviço para a parte inferior da imagem acima. Pendure seu móbile onde ele vai lembrar que quando você está servindo aos outros, também está servindo a Jesus Cristo.


Semana 2: Os profetas e apóstolos nos mostram a maneira de servir
Música: Serei Valoroso (MC pg. 85)
Escritura: Gálatas 5:13
Lição: Aprender a Servir ao Próximo

Thomas Spencer Monson recebeu seu nome em homenagem a seu avô Thomas Condie. O jovem Tommy aprendeu muitas lições com o avô, que morava a apenas algumas casas de distância. A lição que ele recorda melhor é sobre o serviço ao próximo.
Um dia, quando Tommy tinha quase oito anos de idade, ele e o avô estavam sentados no balanço da varanda. Um senhor idoso da Inglaterra morava na mesma rua. Seu nome era Robert Dicks, mas a maioria dos vizinhos só o chamava de “Velho Bob”. Ele era viúvo e pobre.
O Velho Bob aproximou-se e sentou-se no balanço da varanda com Tommy e seu avô. Ele disse que a casinha de barro onde morava ia ser demolida. Ele não tinha família, dinheiro nem para onde ir.
Tommy ficou curioso para ver como o avô reagiria àquela triste história. O avô pôs a mão no bolso e tirou uma bolsinha de couro. Pegou uma chave e colocou-a na mão do Velho Bob. “Sr. Dicks”, disse ele com ternura, “pode levar suas coisas para essa casa ao lado, que é minha e está vazia. Não vou cobrar um centavo, e pode ficar lá o tempo que quiser. E lembre-se: ninguém jamais vai despejar o senhor de novo”. Os olhos do Velho Bob encheram-se de lágrimas.
A mãe de Tommy também o ensinou a amar e a servir aos outros. Todos os domingos, antes do jantar, a mãe de Tommy preparava um prato de carne assada, batatas e molho para o Velho Bob. Às vezes, havia também o famoso bolo listrado da mãe de Tommy, com camadas cor-de-rosa, verde e branca e cobertura de chocolate. A tarefa de Tommy era entregar o jantar ao Velho Bob.
No início, Tommy não entendia por que não podia comer primeiro e depois entregar o prato. Mas nunca reclamou. Ia correndo até a casa do Velho Bob, equilibrando o prato cheio. Depois, esperava ansiosamente o Velho Bob chegar devagarzinho até a porta.
Então os dois trocavam de prato — o prato limpo de Bob do domingo anterior e o prato de Tommy cheio de comida. Depois, Bob lhe dava uma moedinha para retribuir sua bondade.
A resposta de Tommy era sempre a mesma: “Não posso aceitar o dinheiro. Minha mãe não deixa”.
O idoso fazia um afago no cabelo loiro de Tommy e dizia: “Meu menino, você tem uma mãe maravilhosa. Agradeça a ela”. Quando Tommy repassava o elogio do Velho Bob à mãe, os olhos dela se enchiam de lágrimas.
A demonstração de caridade e o empenho de doar ao próximo desinteressadamente, de colocar os outros em primeiro lugar e de ser bons amigos e bons vizinhos eram coisas importantes para a família Monson. Essas coisas se tornaram a tônica da vida do Presidente Monson.


Atividade: Ver, Sentir e Ajuda - Monte a página em cartolina. Pode colorir o par de óculos dos sentimentos, as peças da orelha, e o emblema Mãos que Ajudam, depois corte-os. Colar as peças de ouvido nos óculos no local indicado.
Você pode usar estes itens para ajudár a se lembrar de olhar tanto com seus olhos espirituais e com o seu coração, e para ajudar, de alguma forma, você pode usá-los ou você pode pendurá-los na parede como um lembrete.



Semana 3: Quando sirvo ao próximo, sirvo a Deus.
Música: Serei Valoroso (MC pg. 85)
Escritura: Mosias 2:17
Lição: Serei um Servo do Senhor


Amon, grande missionário nefita, foi à terra dos lamanitas “pregar-lhes a palavra de Deus” (Alma 17:12). Ao chegar lá, os lamanitas o amarraram e o levaram até diante do rei. O rei perguntou a Amon se ele queria morar em seu território e Amon perguntou ao soberano se poderia ser seu servo.

Amon serviu ao monarca de todo o coração, poder, mente e força; e mostrou amor ao povo. Usou sua força para proteger os rebanhos e servos do rei. Usou sua mente para aprender o evangelho e ensiná-lo ao rei. Usou seu poder para permanecer firme e constante na prática do evangelho (ver Alma 17–18).

A letra da música da Primária “Serei Valoroso” (Músicas para Crianças, p. 85) nos lembra que devemos ser como Amon.

O Pai precisa, hoje,
De servos que queiram trabalhar,
Que sigam os Seus mandamentos
E a Seus filhos queiram ajudar.

Podemos aprender a servir ao próximo como Amon. Podemos mostrar amor às pessoas a nossa volta, principalmente aos familiares e amigos. Podemos usar nossa energia para praticar boas ações, como ser bondosos e prestativos. Podemos usar nossa mente para aprender o evangelho lendo as escrituras e ouvindo nossos pais e professores. Podemos escolher ser firmes e inabaláveis em fazer o que é certo.

O Senhor precisa
De servos valorosos, sim.
Comigo o Pai pode contar.
Serei sempre um servo assim.


Atividade: Serei um Servo do Senhor - Corte os ovais e cole-os de costas, um para o outro, depois pendure-os no centro co círculo (como mostra a ilustração). Corte os quatro retângulos, dobre-os ao meio e cole-os juntos para fazer quadrados. Cortar a imagem circular de Amon para o topo dos orifícios móveis, e fazer pequenos furos onde indicado. Anexar uma foto ou um desenho de si mesmo nos quadros ovais. Fazer um furo na parte superior das molduras e em cada um dos seus quatro lados. Use barbante ou fio para completar o móbile. Pendure o móbile onde ele vá lembrá-lo de servir ao Senhor e aos outros.


Semana 4: Quando sirvo ao próximo, sirvo a Deus.
Música: Serei Valoroso (MC pg. 85)
Escritura: D&C 59:5
Lição: Quando servimos os outros, servimos a Deus


A felicidade vem quando obedecemos os mandamentos de Deus. Jesus Cristo ensinou o primeiro e o segundo mandamento. Ele disse: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração." E depois Ele disse: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:37, 39). Podemos obedecer estes mandamentos servindo aos outros. Isso significa fazermos algo de bom para eles. Quando servimos os outros, podemos ser felizes.
Jesus nos mostrou como fazer isso. Ele veio ao mundo para nos ajudar. Em todo lugar que fosse, ele ajudava as pessoas. Ele ensinou o evangelho às pessoas. Ele visitou e abençoou as pessoas que estavam doentes. Ele ajudou as pessoas que tinham deficiência. Ele era um amigo para os solitários. Servindo aos outros, Jesus fez o que o Pai Celestial queria que Ele fizesse. Em Mosias 2:17, aprendemos que quando servimos alguém, realmente estamos servindo a Deus.
Presidente Thomas S. Monson nos encoraja a servir os outros. Crianças de todo o mundo servem ao próximo, e sua felicidade aumenta quando eles compartilham suas histórias.
Max disse: "Na minha pré-escola eu ajudava a limpar as mesas e cadeiras para os meus professores. Isso me fez sentir bem por ajudar alguém sem ser convidado."
Carson e Kyleigh disseram: "Quando a nossa avó estava no hospital, decidimos dar-lhe um presente especial com a limpeza de sua casa antes de ela ir para casa. Isso nos fez sentir muito bem."
Brittish disse: "Quando minha mãe quebrou a perna que ela precisava usar uma cadeira de rodas, eu ajudei com os meus três irmãos e irmã em casa, e eu era capaz de ajudar a minha mãe a conseguir fazer as coisas que ela precisava. Serviço faz-me sentir muito bem! "
Quando nós obedecemos o mandamento de amar e servir aos outros, estamos servindo a Deus e somos abençoados com felicidade. Tente você mesmo e verá que isso é verdade!


Atividade 1 : Quando servimos os outros, servimos a Deus - Cortar o círculo e com um alfinete ou grampo, pregar a seta no centro do círculo. Todos os dias por uma semana, gire a seta. Faça algo para servir a pessoa que a seta indicar . Se cair no espaço "Sua Escolha", você pode escolher a pessoa que você gostaria de servir.



Atividade 2 : Seja um bom vizinho - Colorir os desenhos e preencher abaixo de cada imagem, de acordo com a imagem, o que posso fazer para ser um bom vizinho. “Eu sou um bom vizinho quando eu … “. E no quadro em branco, pode escrever ou fazer um desenho de algo que você pode fazer para ser um bom vizinho.



Desenhos para colorir



O QUE FAZER EM UMA NOITE FAMILIAR

 

Ore: Ensine seus filhos a importância da oração, começando e terminando suas noites familiares semanais com a oração. Isso deve continuar a cada dia, bem como em sua casa.
 

Música / vídeo:  Escolha um hino favorito para cantar juntos para convidar o Espírito do Senhor para estar com o seu tempo com a família. Você também pode encontrar vídeos inspiradores online (Mensagens Mórmons), que pode ser uma grande abertura para as suas reuniões.
 

Estudo: Aprenda com as escrituras, bem como líderes da igreja atuais , histórias e assim por diante para ajudar a ensinar princípios importantes para seus filhos. Convide-os a dar aulas breves também.
 

Atividade / Projeto de Serviço: Mantenha seus filhos envolvidos com ter uma atividade ou fazendo projetos familiares de serviços (projetos pequenos ou maiores). Muitas vezes eles vão aprender habilidades para a vida através do serviço e lembranças divertidas durante as atividades que não vai ser adquirida fazendo qualquer outro momento.
 

Outros aspectos a lembrar 

Você pode fazer  as noites de sua família ou projetar uma noite familiar, onde você cozinhar uma receita de família favorito. Nunca é cedo para ensinar as crianças a cozinhar!Essas idéias podem ser implementadas em noites de sua família.
 

Consistência: Certifique-se que você mantenha uma noite familiar semanal , geralmente planejar a noite mesmo para cada semana e programar seus outros assuntos em torno dessa noite que se dedica à sua família.
 

Conselho de Família: Faça isto separado de sua reunião familiar pode ser uma vez por mês para discutir os itens que são importantes para a família. Você pode discutir horários da família, orçamentos, questões que precisam de atenção e assim por diante que você sente é importante para sua família.
 

Divirta-se! Certifique-se de que o seu tempo juntos é divertido e significativo. Não se estresse sobre ter uma reunião, rígida perfeito. As coisas mais importantes é  ser consistente, criar momentos de ensino e se deliciar com as lembranças que você tem com os seus filhos!

 

Créditos: Blog EU APRENDI O QUE É O AMOR

18 abril 2013

IDÉIA PARA GINCANA: RUMO A TERRA PROMETIDA


Lendo alguns blogs, encontrei essa gincana no blog IDEIAS PARA MOÇAS SUD e achei muito legal...
Essa atividade foi preparada para a conferência dos jovens, realmente deve ter sido uma loucura, como disse a autora do blog, pois são muitos jovens, mas creio que a nível de ala fica bem mais tranquilo, então vale a pena experimentar... Adorei a ideia! Muito criativa...

A ideia da gincana foi contar um pouco sobre a história de Leí, com o foco de que ele saiu de Jerusalém uma cidade iníqua na época, para a Terra Prometida, um local mais santo.




A gincana se chama “Rumo a Terra Prometida”. São 6 provas realizadas ao mesmo tempo por todas as equipes, e cada equipe deverá ter um líder responsável, onde ele irá instruir as tarefas, tirar dúvidas e verificar se eles estão seguindo as regras.

Não poderão ser usadas as escrituras, e cada prova terá uma duração máxima de 10 min, que, caso a equipe complete antes, eles podem acumular tempo para a prova seguinte, mas caso termine o tempo, eles devem deixar como está e seguir à próxima prova.

As provas seguirão esta ordem:

01 - Quiz da história de Leí - questionário para a equipe responder
Providências: questionários impressos (no modelo mais abaixo, é só tirar as respostas) e canetas;

02 - O sonho de Leí - A equipe deverá fazer um desenho com legendas, com a maior quantidade de símbolos do sonho de Leí, ganharão pontos cada símbolo lembrado, assim como o melhor desenho será votado pela liderança.
Providências: Cartolina e pincel atômico;

03 - Néfi é amarrado por seus irmão no deserto - Neste momento Néfi pede ajuda ao Senhor, que desata os nós feitos por seus irmãos. Um dos membros da equipe será amarrado e a equipe será as mãos do Senhor e deverá desamarrá-lo o mais rápido possível. Obs. O objetivo da prova não a pessoa se soltar, mas desamarrar os nós, se for feito diferente, a equipe não ganha a pontuação.
Providências: Barbante ou Corda (pode ser tipo sisal, a mais barata e que machuque pouco, não se deve apertar a pessoa para não machucar, afinal se eles cortarem a corda, a equipe perda a prova);

04 - O aparecimento da Liahona - quando a Liahona surge no deserto, ela se torna um instrumento de orientação, uma bússola rumo a terra prometida. A prova será usar as coordenadas de uma bússola para encontrar 3 fitas com as cores das equipes para seguirem a prova.
Providências: 6 bússolas simples (se indicar apenas os 4 pontos cardeais, é suficiente). Comprei estes chaveiros com preço de R$ 2,00.


05 - A construção do barco para a viagem - Néfi recebe uma revelação de construir um barco para levar sua família à Terra Prometida. A equipe deverá construir um barco e este deverá atravessar a piscina de uma a outra borda, que representa o oceano por onde sua família passou.
Providências: Palitos de sorvete e/ou churrasco, barbante, canudos e bexigas. Se eles tiverem objetos nos quartos que ajudem na montagem, eles poderão usá-los, mas nenhum líder poderá fornecer materiais (isso inclui os líderes das alas).

06 - Chegada à Terra Prometida - Após toda a jornada, podemos lembrar de toda história registrada por Néfi desta viagem. A equipe tem o desafio de adivinhar momentos desta história através de mímica de pessoas, lugares e objetos relacionados ao contexto, que incluem não só momentos considerados nas provas, mas outras passagens das escrituras também.
Providências: sem providências extras;

Eis o roteiro da atividade:


RUMO À TERRA PROMETIDA – A HISTÓRIA DE LEÍ
Esta gincana testará seus conhecimentos e habilidades referentes a História de Leí, que foi um homem fiel e obediente ao Senhor, e por isso, ele, que estava em Jerusalém, uma terra que vivia um momento de grande iniquidade e sem santidade, aceitou a revelação da dada pelo Senhor de partir em viagem à uma nova terra prometida, um lugar mais santo para sua família.
A primeira prova será um este questionário com diversos fatos de toda a história. As demais provas terão sempre um tema, seguindo a ordem cronológica da história, que se descoberto pela equipe, darão 20 pontos extras, e logo em seguida, a prova com sua determinada pontuação. Cada prova poderá ter NO MÁXIMO a duração de 10 min. Caso a equipe não complete a prova, ela passará à etapa seguinte. Caso ela conclua antes do tempo determinado, ela acumulará este tempo à próxima prova, até a finalização. A equipe que encerrar primeiro também ganhará 30 pontos extras por concluir rapidamente o trajeto. NÃO é permitido usar as escrituras e caso as regras de cada prova não sejam seguidas, a equipe será despontuada. Boa sorte!
PROVA 01 – QUESTIONÁRIO (10 PONTOS POR RESPOSTA CORRETA):
Obs. Escolham um membro da equipe para não participar desta prova para preparar-se à prova seguinte.

1. Mesmo depois de saírem de Jerusalém, por qual razão Néfi voltou 2 vezes à cidade a pedido de seu pai Leí?
R: Para buscar as placas de ouro. (1 Néfi 3:7, 6:3)
2. A qual tribo Leí pertencia?
R: Manassés (Alma 10:3)
3. Quem Néfi matou para conseguir as placas de ouro?
R: Labão (1 Néfi 3:4)
4. Quem foram os 2 irmãos de Néfi que nasceram no deserto?
R: Jacó e José (1 Néfi 18:7)
5. Para quem Néfi entregou as placas antes de morrer?
R: Jacó (Jacó 1:1)
6. Escreva nome de pelo menos 8 personagens que fazem parte da história da viagem à terra prometida.
R: Leí, Saria, Lamã, Lemuel, Néfi, Sam, José, Jacó, Zorã, Labão, Ismael, etc.
7. Quando Néfi sai em busca de alimento, ele quebra um objeto. Que objeto era este?
R: Um arco de aço puro (1 Néfi 16:18)
8. Para serem guiados no deserto durante sua viagem, Leí encontrou na porta de sua tenda um objeto chamado “Liahona”. O que era este objeto?
R: Um tipo de bússola, uma esfera trabalhada com duas agulhas, que indicavam o caminho a seguir (1 Néfi 18:10)
9.Néfi escreve seu registro “na língua de seu pai”. Que língua era essa?
R: Egípcio (1 Néfi 1:2)
10. Uma das escrituras mais conhecidas é 1 Néfi 3:7. Escreva esta escritura de forma COMPLETA (se 3 palavras ou menos forem esquecidas, a resposta será considerada).
E aconteceu que eu, Néfi, disse a meu pai: Eu airei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá bordensaos filhos dos homens sem antes cpreparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas.
========
TEMA 2: Após saírem ao deserto, Néfi e seus irmão atendem o pedido de seu pai de retornarem a cidade para buscar sua genealogia nas placas de latão. Após muitos desafios, eles conseguem cumprir sua missão com a ajuda do Senhor, e também convidam Ismael e suas filhas a partirem para o deserto com eles rumo a terra prometida. Porém, Lamã, Lemuel e alguns filhos de Ismael se revoltaram com Néfi e seu pai desta decisão. O que aconteceu com Néfi depois disso (1 Néfi 7:15-18)?
Resposta Tema: Foi amarrado para ser devorado pelos animais do deserto, mas o Senhor desatou suas cordas.
PROVA 2 (30 pontos): Néfi foi amarrado para ser devorado e morto no deserto, mas o Senhor ouviu sua oração e desatou suas amarras. Um membro da equipe será Néfi e vocês serão as mãos do Senhor. Vocês deverão DESAMARRÁ-LO sem ajuda de tesouras ou objetos cortantes.

========
TEMA 3: Ao continuar sua viagem, Leí recebe uma grande revelação, que Néfi posteriormente deseja também conhecer assim como seu pai. O que Leí recebe do Senhor (1 Néfi 1:8)?
R: O sonho de Leí (a visão da árvore da vida)
PROVA 3: A visão da árvore da vida é de grande importância e possui diversos elementos importantes. Faça um desenho desta visão colocando os símbolos com legenda de cada elemento do sonho (10 pontos por cada item lembrado).
========
TEMA 4: Ao continuar sua jornada pelo deserto, eles desconheciam o rumo certo a Seguir, e por isso o Senhor provê um meio de eles se orientarem corretamente (1 Néfi 16).
R: Usando a Liahona
PROVA 4: O Senhor enviou a tenda de Leí a Liahona, um tipo de bússola para orientá-los a direção a seguir pela sua fé. Vocês receberão uma bússola e deverão usá-la de acordo com as coordenadas dadas para encontrar 3 objetos relacionados a equipe, saindo do ponto inicial determinado, sempre de onde o objeto foi encontrado. Somente após encontrar os 3 objetos a prova está concluída (20 pontos por cada objeto encontrado).

========

TEMA 5: Para seguir viagem, após ganharem a Liahona, Néfi recebe um grande desafio do Senhor a fim de seguir a terra prometida. O que Néfi recebeu de desafio do Senhor?
R: Construir um navio para a atravessar o mar.

PROVA 5: Assim como Néfi, a equipe deverá construir um navio para atravessar as águas, que serão um determinado ponto da piscina de ponta a ponta. Todos os objetos fornecidos pelo líder DEVERÃO ser usados para a construção, e objetos encontrados ao redor ou pessoais também poderão ser usados, desde que NÃO sejam objetos dados ou de uso pela liderança. O navio deverá atravessar o mar sem ser encostado com as mãos, mas pode ser empurrado ou levado com a ajuda de outros objetos (50 pontos para conclusão total da prova).

========
PROVA 6: Parabéns! Após enfrentar tempestades e tantos desafios, vocês chegaram a Terra Prometida (1 Néfi 18). Néfi registra toda esta história de seu povo e relembra os fatos que aconteceram. Também relembraremos de pessoas, objetos e locais importantes que deverão ser descobertos através de mímica em que todos os membros da equipe devem revezar para fazer. Cada mímica terá no máximo 1 min para ser concluída (10 pontos por acerto).
Palavras: Placas de latão, Lemuel, Terra Prometida, Arco de Madeira, Jerusalém, Deserto, Leí, fruto, Liahona, visão, Ismael, Zedequias.

TEMPO DE COMPARTILHAR - AGOSTO 2013

As atividades sugeridas para cada semana,  podem ser adaptadas de acordo com as necessidades de sua classe.
 
Abaixo de cada uma das semanas, estará disponível todo o material da semana em um só arquivo em pdf, se você desejar baixar.

E finalmente, após a última semana, alguns desenhos para colorir, caso tenha muitas crianças pequenas na classe, pois assim, elas estarão ligadas ao tema, mesmo não estando fazendo as demais atividades, pois os desenhos estão seguindo o tema do mês. 


Agosto - O Pai Celestial ouve e responde 
minhas orações

Semana 1: As escrituras me ensinar a orar.
Música Oração de uma Criança
Escritura: D&C 112:10
Lição: Enos e o Poder da Oração

Enos tinha um pai justo, que lhe ensinou sobre o poder da oração. Um dia, enquanto Enos foi a floresta para caçar, ele começou a se sentir mal por pecados que ele havia cometido. Ele sentiu então um desejo de orar.
"E a minha alma faminta e ajoelhei-me ante o meu Criador e clamei-lhe, em fervorosa oração e súplica, por minha própria alma" (Enos 1:4).
Enos teve um desejo de receber o perdão por seus pecados que ele implorou ao Senhor todo o dia e toda a noite. Finalmente, uma voz veio a ele, dizendo: "Enos, perdoados são os teus pecados, e tu serás abençoado" (Enos 1:5).
Mesmo depois de Enos recebeu o perdão de seus pecados, ele permaneceu de joelhos, implorando ao Senhor, não para si mesmo agora, mas para o resto dos nefitas.
"E enquanto estava assim lutando no espírito, eis que a voz do Senhor veio em minha mente outra vez, dizendo: Visitarei teus irmãos segundo a sua diligência em guardar os meus mandamentos" (Enos 1:10). Enos continuou a orar, desta vez para os lamanitas, os inimigos de seu povo. Enos ficou muito perto do Pai Celestial por sua vontade de derramar sua alma em oração.
Como Enos, nóspodems chegar mais perto do Pai Celestial e de Jesus Cristo através de nossas orações. Nós, também, podemos ser perdoados de nossos pecados quando seguimos os passos necessários de arrependimento e pedimos ao Pai Celestial para nos perdoar.
De sete anos de idade, Craig Parker de Utah, adquiriu um testemunho a respeito da oração no processo de arrependimento. Um dia, enquanto ele estava jogando, ele disse uma palavra que ele sabia que estava errado. Ele se sentiu muito mal depois. "Em nossa casa e na igreja eu aprendi sobre Jesus, e sei que Ele não quer que eu diga esta palavra".
Craig decidiu se ajoelhar e orar por perdão. "Eu cruzei os braços e disse ao Pai Celestial que estava arrependido por ter dito essa palavra. Eu me senti melhor depois de orar. Eu soube que o Pai Celestial me perdoou, e eu nunca mais disse aquela palavra de novo. "

Atividade 1: Enos e o Poder da Oração – Pinte as figuras ou peça as crianças que pintem, cole numa cartolina, recorte e conte a história de Enos usando as figuras.

 
Atividade 2: Pelo que posso orar - Dê uma cópia da imagem para cada criança, onde eles possam desenhar a si mesmo no primeiro quadro e no penúltimo quadro, orar pelas pessoas que eles irão completar neste quadro. Então montar o livreto, furando nos lugares indicados e amarrando com fio ou barbante.

Semana 2 : O Pai Celestial quer que eu ore a Ele frequentemente — em todos os momentos, em todos os lugares.
Música Oração de uma Criança
Escritura:
Alma 34:21-27
Lição:
Pai Celestial ouve e responde às orações

O Pai Celestial nos ama e nos quer orando para ele. Podemos orar a Ele a qualquer hora, não importa onde estamos. Ele ouve e responde as nossas orações.
Charlotte Clark tinha apenas seis anos de idade, quando sua família saiu de Nauvoo, Illinois, para viajar para o oeste de Salt Lake Valley. Foi um longo, longo caminho para andar. Charlotte caminhou tanto que gastou seu único par de sapatos. Toda noite, quando Charlotte se ajoelhou para orar, ela pediu ao Pai Celestial por um par de sapatos.
Um dia, Charlotte e sua irmã estavam colhendo frutos quando Charlotte viu um par de sapatos. Ela e sua irmã correram de volta para sua mãe e seu pai, dizendo: "O Pai Celestial enviou-me sapatos, e eles se encaixam perfeitamente!". O Pai de Charlotte estava preocupado que os sapatos pertenciam a alguém que tinha perdido. Ele disse a Charlotte que se os sapatos pertenciam a alguém em seu vagão de trem, ela deveria devolver os sapatos para seu dono. A Família de Charlotte mostrou os sapatos para todo mundo, mas ninguém disse ser seu. A oração de Charlotte foi respondida.
Pai Celestial responde nossas orações. As respostas podem não ser sempre o que esperamos, mas Ele vai responder da maneira que é melhor para nós. Podemos orar a Ele a qualquer hora, em qualquer lugar.

Atividade 1: Quando eu Orar - Corte os cartões e cole-os em cartolina. Colorir as imagens dos cartões três e seis. No cartão de quatro, tirar foto ou desenhas uma coisa pela qual você é grato. No cartão de cinco, desenhar coisas com as quais você gostaria que o Pai Celestial o abençoe. Faça um bloquinho, furando nos locais indicador e amarre com fio ou barbate, para lembrá-lo das partes básicas de uma oração.

 
Atividade 2: Quando eu começar a orar - Cortar as peças do boneco de papel. Fazer pequenos furos nos lugares marcados com Xs e depois juntar as partes do corpo com alfinete ou similar. Cortar buracos na cabeça. Exceto a parte dos olhos(ver ilustração). Insira o papel com a guia na parte superior da abertura em frente à parte do olho. Levante o papel para cima e para baixo para abrir e fechar os olhos.

 



Semana 3: O Pai Celestial responde as orações de várias maneiras.
Música Oração de uma Criança
Escritura:
Escritura: D&C 6:22-23
Lição: O Pai Celestial responde minhas orações de acordo com a sua vontade
- Élder Richard G. Scott

O Pai Celestial sempre ouve suas orações e vai respondê-las. No entanto, Suas respostas raramente virão enquanto você estiver de joelhos orando, mesmo quando você queira para uma resposta imediata. Ao contrário, Ele irá responder a você nos momentos calmos.
Raramente você vai receber uma resposta completa de uma só vez. Virá um pedaço de cada vez, em pacotes. Como cada parte é seguida com fé, você será levado para outras partes até que você tenha a resposta completa.
Seja grato que às vezes Deus permite que você lute por um longo tempo antes que a resposta venha. Assim você vai crescer esua fé aumentará.
É difícil quando a oração sincera sobre algo que você deseja muito não é respondida da maneira que quer. Sua vida será mais fácil quando você aceitar que o que Deus faz em sua vida é para o seu bem eterno.
Atividade 1: Pai Celestial ouve e responde às orações - Para lembrar das partes da oração, cortar as figuras sobre as linhas grossas. Dobre nas linhas pontilhadas na figura maior e cole de forma que fique como um triângulo. Na faixa estreita, escreva nas linhas algumas coisas que você é grato e algumas bênçãos pelas quais você tem orado. Deslize a estreita faixa no interior da peça dobrada. Você poderia colocar este lembrete ao lado da sua cama para lembrá-lo de orar antes de ir para a cama e também para lembrá-lo de orar pela manhã.




Semana 4: O Pai Celestial responde as orações de várias maneiras.
Música Oração de uma Criança
Escritura: Mosias 27:14
Lição: Alma, o filho

Alma, o filho, muitas vezes ouviu seu pai, Alma, ensinava as pessoas a amarem a Deus e guardar os mandamentos. Mas ele realmente não queria escutar, pois ele não se importava em ser humilde, nem em ajudar seus vizinhos. Ele não queria ir à igreja para adorar a Deus. Havia muitos dos jovens na época, que não acreditava nas palavras de seus pais, eles não seriam batizados, não se uniriam a verdadeira igreja de Cristo.
Alma, o filho, era um bom orador, e com sua palavras doces e elogios ele convenceu o coração das pessoas e levou muitos deles para longe da Igreja. Ele tinha quatro amigos, os filhos de Mosias, que se sentiam como ele fez. Com Alma como seu líder, encontraram entusiasmo em fazer o errado.
O Senhor amava Alma e seus amigos, mas ele não gostava das coisas que eles estavam fazendo. Um dia, quando eles estavam planejando secretamente de destruir a igreja de Deus e afastar o povo do Senhor, um anjo apareceu a eles. O anjo desceu como se fosse em uma nuvem, e ele falou com uma voz de trovão, que fez tremer a terra onde eles estavam. E tão grande foi o seu assombro que caíram por terra e não conseguia entender o que foi dito a eles. O anjo chamado novamente, "Alma, levante-se e ouça! Por que persegues a igreja de Deus? "
Alma não podia dizer nada. O anjo continuou: "O Senhor ouviu as orações de seu povo e também as orações de seu pai, Alma, que pediu com muita fé que você pudesse conhecer a verdade. Para este fim, eu vim para convencê-lo do poder e da autoridade de Deus, que as orações de seus servos possam ser respondidas de acordo com sua fé. Agora, como você pode disputar o poder de Deus? Eu sou enviado dele para dizer-lhe para mudar seus caminhos e procuram não mais destruir a igreja "
Alma e os outros com ele cairam novamente por a terra, o espanto de Alma foi tão grande que ele tornou-se mudo e não conseguia abrir a boca. E ficou tão fraco que não conseguia sequer mexer as mãos. Seus amigos o levantaram e levaram-no, impotente, à sua casa. Lá eles o colocaram ante seu pai e disseram tudo o que tinha acontecido com eles. O pai se alegrou, pois sabia que tudo o que aconteceu foi por causa do poder de Deus.
Em seguida, Alma, o pai, chamou a todo o povo para que eles pudessem ver o que o Senhor tinha feito para seu filho e para aqueles que estavam com ele. E o povo e os sacerdotes jejuaram e oraram para que o Senhor abençoasse Alma, o filho, que abrisse a boca para que ele pudesse falar, e também que seus membros pudessem receber força, que os olhos do povo pudessem ser abertos para ver e saber da bondade e da glória de Deus.
Depois de dois dias e duas noites Alma levantou-se e começou a falar. E ele disse: "Eu rejeitei o meu Redentor e neguei as verdades ensinadas por nossos pais, mas arrependi-me de meus pecados e voltei das trevas para a luz. O Senhor se lembra de cada criatura de sua criação, e ele é Deus. "
A partir deste momento em Alma e os quatro filhos de Mosias se tornaram missionários. Eles levaram muitos ao conhecimento da verdade e declararam a todas as pessoas que Deus vive!

Atividade 1: Eu posso receber respostas à oração - Cortar as formas, montar cada um em papel grosso.. Perfurar um furo no topo de cada forma e, em seguida, passar fio ou barbante de diferentes comprimentos através dos furos. Amarre-as em lugares diferentes em um cabide de arame, dobrado ou algo similar, para fazer como se fosse um móbile. Pendurar o lembrete em seu quarto.


Atividade 2: O que devo dizer quando oro – Pinte as imagens e corte-as. Cole cada título em pedaço de papel colorido. Pense onde você acha cada imagem e palavras se encaixa de acordo com o título, se a imagem ou palavra é algo pelo que você é grato, ou é algo que você pode pedir uma bênção? Algumas imagens podem ter a ver com mais de um título. Adicionar os seus próprios desenhos caso você pense em algumas outras coisas.




DESENHOS PARA COLORIR




17 abril 2013

TEMPO DE COMPARTILHAR - JULHO 2013

As atividades sugeridas para cada semana,  podem ser adaptadas de acordo com as necessidades de sua classe.

Abaixo de cada uma das semanas, estará disponível todo o material da semana em um só arquivo em pdf, se você desejar baixar.

E finalmente, após a última semana, alguns desenhos para colorir, caso tenha muitas crianças pequenas na classe, pois assim, elas estarão ligadas ao tema, mesmo não estando fazendo as demais atividades, pois os desenhos estão seguindo o tema do mês.
 

Julho - As Famílias São Parte do Plano do Pai Celestial

Semana 1: O Pai Celestial planejou enviar-me a uma família.
Música: As famílias poderão ser Eternas (MC, pp. 98)
Escrituras: A família foi ordenada por Deus (A Família: Proclamação ao Mundo).
Lição: Minha Família


Todas as famílias são diferentes. Algumas famílias têm muitos filhos, e alguns têm algumas crianças, ou uma criança, ou não tem filhos. Algumas famílias têm filhos, pais, avós, tias e tios, todos vivem juntos. Algumas crianças têm dois pais, e outras têm um. Algumas crianças vivem com seus avós ou outros adultos, esses adultos fazer a sua família.
O Pai Celestial planejou para nós, virmos à Terra e vivermos em uma família. Ele quer que o melhor para nós e quer que voltemos, com nossa família a viver com Ele um dia. Ele nos deu os pais para ensinar-nos e e ajudar-nos a tomar decisões sábias.
Você é importante para sua família, e sua família é importante para você. A coisa mais importante para a família é que os membros da família devem amar e cuidar uns dos outros. Uma parte importante de viver o evangelho está mostrar amor para sua família e trabalhar para ter uma família feliz. Você pode mostrar o seu amor por seus pais sendo útil e obediente (Ef. 6:1). Quando você é gentil com os membros da família, você está mostrando o seu amor por eles. As escrituras nos ensinam a amar a nossa família. Elas nos dizem, "Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente " (Ef. 4:32).
Os profetas ensinam-nos a importância e as bênçãos de famílias. O Presidente Spencer W. Kimball (1895-1985) disse: "A família é a unidade básica do reino de Deus na terra" (Ensign, maio de 1978, 45). O Presidente Ezra Taft Benson (1899-1994) disse: "Suas amizades mais importantes devem ser seus próprios irmãos e irmãs e seu pai e sua mãe. Ame sua família "(Ensign, maio de 1986, 43). O Presidente Gordon B. Hinckley nos diz: "As maiores alegrias da vida são vivenciadas nas relações familiares felizes" (Ensinamentos de Gordon B. Hinckley, 205). O Pai Celestial criou as famílias para nos trazer felicidade, nos permiter aprender princípios corretos em uma atmosfera de amor, e preparar-nos para a vida eterna.

ATIVIDADES:

Atividade 1: O Templo é a casa do Senhor - Corte ao longo das linhas pontilhadas. Na página 3, colar uma foto do templo mais próximo de sua casa ou desenhá-lo. Colorir todas as imagens. Faça furos e fazer um livreto amarrando as páginas juntas com fio ou uma fitinha colorida.



Atividade 2: Minha Família Eterna Corte-os as imagens. Corte em cima das linhas pontilhadas de cada figura. Usando um pedaço de papel grosso ou cartolina, cortar 9 tiras que fiquem da altura dos cortes feitos nas linhas pontilhadas das figuras e que de um comprimeto que possam sustentat cada figura para que possa “parar em pé”. Em seguida, colocar uma tira em cada fenda nas figuras. Estas são as coisas que você precisa lembrar e fazer para seguir o plano do Pai Celestial e voltar a viver com ele em família.

Atividade 3: A Importância da Família - Cortar os corações e com um furador, fazer pequenos furos, nos locais indicados nas figuras, então colar a pontinha de uma na outra de maneira a formas “um triângulo”, passar um fio pelos furos e montar então um móbile (ver ilustração na parte inferior direita da atividade), então pendure-o em um local onde você sempre possa ver, coisas que são importantes para manter uma família eterna.


Atividade 4: Labirinto - Esta serve melhor para as crianças pequenas, pois é uma atividade onde as crianças devem levar cada membro da família até o lar, pelo labirinto.
 

 
Atividade 5: Nossa família será forte – Dê uma cópia da figura para cada criança, para que em casa, na próxima reunião familiar ela possa preencher a lista junto com a família, de coisas que possam fazer para tornar a família forte.


Atividade 6: Posso ajudar minha família a ser feliz – Dê uma cópia para cada criança. Pode-se fazer esta atividade na primária mesmo, de maneira que eles façam uma carinha feliz nas figuras das coisas que eles tem realizado em casa e uma carinha triste, nas que eles ainda não estão fazendo, então desafiá-los a fazer com que durante a semana, eles consigam fazer com que todas fiquem com carinhas felizes, realizando as tarefas... Ou pode-se entregar uma cópia para as crianças levarem para casa, para que juntamente com os pais, preencham e façam metas para que todas as atividades sejam realizada.



 Semana 2: A oração familiar, o estudo das escrituras em família e a noite familiar podem fortalecer minha família.
Música: As famílias poderão ser Eternas (MC, pp. 98)
Escrituras: Efésios 6:1
Lição: Amor no Lar

Vocês podem fortalecer sua família ao aprender, brincar, servir e trabalhar juntos. A irmã Barbara B. Smith, da Sociedade de Socorro presidente geral de 1974 a 1984, disse: "Lembre-se que uma família estabelecida no amor ... é mantida através de trabalho e serviço. Uma casa é reforçada pelo trabalho quando os trabalhadores recebem o respeito "(Ensign, novembro de 1981, 84).
Trabalhar juntos em sua casa os ajuda a ser responsáveis e ser gratos pelo trabalho que os outros fazem por você. Servir os seus familiares mostra que você os ama. Compartilhar de talentos ou passatempos e participar de atividades divertidas com sua família ensina mais sobre os membros de sua família.
Podemos aprender sobre como trabalhar, servir e trabalhar juntos na noite familiar. Profetas prometeram-nos que as nossa família irão se fortalecerá quando usamos esse tempo para estudar os princípios do evangelho e apreciarmos ficar juntos.
O Presidente Ezra Taft Benson (1899-1994) ensinou: "As famílias devem passar mais tempo juntos no trabalho e recreação. As noites familiares devem ser agendadas uma vez por semana como um tempo para recreação, projetos de trabalho, representações, canções em volta do piano, jogos, brincadeira, comes e bebes e orações familiares. Esta prática manterá a família unida, em amor, orgulho, tradição, força, lealdade "(Ensign, novembro de 1982, 60).

ATIVIDADES:

Atividade 1: Uma casa ou um Lar – Recorte as flores da imagem, em seguida escreva o sobrenome de sua família na placa do nome da casa. Sempre que você servir a sua família de alguma maneira, cole uma flor na casa, a medida que você for acrescentando as flores, sua casa se tornará um lar, Coloque a gravura onde você possa lembrá-lo de tornar sua casa um lar.

Atividade 2: Minha Família Pode Ser Eterna - Cortar a imagem do templo ao longo da linha pontilhada, então cortar pequenas fendas ao longo das linhas 13 linhas pontilhadas na imagem do templo. Cole a imagem em papel grosso e dobre a imagem ao longo da linha contínua horizontal. Abra as três guias criados pelos seis fendas verticais na figura do templo (em frente as portas e janelas). Cortar as três figuras da família. Cole a metade inferior de cada figura com uma das guias (ver ilustração). Corte os sete arbustos. No arbusto em branco, escreva algo que você vai trabalhar para ajudá-lo a preparar-se para ir ao templo um dia. Dobrar as abas para trás em todos os arbustos e inseri-los em fendas horizontais, de modo que os arbustos fiquem virados para frente. Eles vão lembrar de algumas das coisas que sua família pode fazer para ser uma família eterna.

 
Atividade 3: Árvora genealógica – Corte um pequeno ramo de árvore ou arbusto e coloque-o num vaso ou algo aassim ou se preferir desenhe uma árvore bem bonita em uma cartolina. Recorte as figuras, faça pequenos furos no alto de cada moldura. Nas molduras em branco, escreva ou desenhe suas próprias idéias de maneiras de ajudar sua família. Com o fio ou barbante pendure as molduras na sua árvore.


Atividade 4: O que preciso fazer para torna minha casa um lar - Essa imagem serve para a criança lembrar as coisas que pode fazer para tornar sua casa um lar



Semana 3: O sacerdócio pode abençoar e fortalecer minha família.
Música: As famílias poderão ser Eternas (MC, pp. 98)
Escrituras: D&C 84:35
Lição: As bênçãos do Sacerdócio estão ao alcance de todos.

Quando Joseph Smith traduzia o Livro de Mórmon, ele e seu escrevente, Oliver Cowdery, tiveram uma dúvida. Foram ao bosque para orar a esse respeito. Enquanto oravam, “um mensageiro do céu desceu em uma nuvem de luz”. Esse mensageiro era João Batista. Ele impôs as mãos sobre a cabeça de Joseph e de Oliver e concedeu-lhes o Sacerdócio Aarônico. João Batista então ordenou que Joseph e Oliver batizassem um ao outro. Pouco tempo depois, os Apóstolos Pedro, Tiago e João vieram à Terra e ordenaram Joseph e Oliver ao Sacerdócio de Melquisedeque. O sacerdócio de Deus estava novamente na Terra. (Ver Joseph Smith – História 1:68-72)
Por meio do sacerdócio podemos receber bênçãos e ordenanças maravilhosas. Essas bênçãos incluem a que é dada aos bebês recém-nascidos, aos enfermos e aos filhos pelo pai deles ou por outros portadores dignos do sacerdócio. Também precisamos receber certas ordenanças do sacerdócio para retornar à presença do Pai Celestial. Algumas dessas ordenanças incluem o batismo por imersão, o recebimento do dom do Espírito Santo e as ordenanças sagradas do templo que podem selar a família para sempre. Também no templo podem ser realizadas ordenanças por pessoas que morreram sem as bênçãos do evangelho. As bênçãos do sacerdócio estão ao alcance de todos!

ATIVIDADES:

Atividade: O Grande Presente – Cole as imagem (o quebra cabeça e o templo atrás) numa cartolina, corte o quebra-cabeça ao longo das linhas pontilhadas. Este é um quebra-cabeça de duas faces. Ir ao templo é como olhar para a esta imagem. Cumprindo as muitas partes do evangelho formamos um conjunto de ações que nos levam a obter a exaltação.



Atividade 2: O que fazemos no templo – Após colorir as figuras, corte-as e cole-as numa cartolina, depois com um furador, faça um furo no topo de cada imagem, no local indicado, então é só montar o móbile e colocar em um lugar que possa vê-lo sempre para lembrar o que fazemos no templo e que todas estas coisas são feitas por meio do sacerdócio.


Semana 4: O Pai Celestial quer que eu me case no templo e tenha uma família eterna.
Música: As famílias poderão ser Eternas (MC, pp. 98)
Escrituras: D&C 131:2 e Mateus 16:19
Lição: O Maior Presente

Isaque e Rebeca se casaram. Suas famílias estavam felizes que estes jovens tinham encontrado alguém fiel para se casar. Eles sabiam o quanto era importante casar-se no convênio. (Quando você está se casa, é feito um "convênio", e são selados pelo santo sacerdócio para ficarem casados um com o outro para a eternidade Essa é a promessa do Pai Celestial para você. Você prometer-lhe viver em retidão para ser digno deste bênção. Os pais de Isaque e Rebeca sabiam que, se eles se casassem no convênio, eles receberiam muitas bênçãos maravilhosas. Todos estavam muito felizes.
Isso é igual para outros jovens, homens e mulheres que você conhece que se casaram no convênio e foram selados no templo? Sim. A diferença é que Isaque e Rebeca viveram milhares de anos atrás, nos tempos do Velho Testamento, e eles não se conheciam antes de se casar.
O Pai de Isaque, Abraão, sabia o quanto era importante para Isaque se casar com uma mulher fiel que acreditava em Deus, assim como seu filho acreditava. Abraão sabia que isso era a única maneira de Isaque casar-se no convênio e receber todas as bênçãos que o Pai Celestial havia prometido. Abraão estava tão preocupado com isso que ele mandou o seu servo a milhas e milhas de distância para procurar a mulher com as mesmas crenças religiosas como Isaque e que fosse escolhida por Deus para casar-se com ele. O Senhor ajudou o servo de Abraão encontra Rebeca. Ela concordou em se casar com Isaque, mesmo não o conhecendo. Você pode ler mais sobre o casamento de Isaque e Rebeca em Gênesis 24.
Por que foi tão importante para Isaque e Rebeca casar-se com alguém do convênio? Por que é importante para você casar-se com um membro da Igreja justo e digno de entrar no templo?
Quando você é casado no templo, você está tem prometidas as bênçãos de Abraão, Isaque e Jacó (ver Gênesis 22:17-18). Uma dessas bênçãos é que você e sua família, através do poder do sacerdócio, pode ser seladas para sempre. Este é um presente maravilhoso do Pai Celestial. O Senhor prometeu esta e outras bênçãos aos descendentes justos de Abraão. A eles foram prometidos o sacerdócio e foi dada a responsabilidade de ensinar o evangelho a outras pessoas, de modo que todas as famílias em todos os lugares pudessem ter "as bênçãos da salvação, sim, a vida eterna" (Abr. 2:11).
Quando você crescer e for ao templo, você vai aprender mais sobre as bênçãos da salvação e do grande plano de felicidade. Você vai fazer convênios. Se você guardar seus convênios, o Pai Celestial o abençoará com "o maior de todos os dons de Deus", que é a vida eterna (ver D & C 14:7). Ao optar por se casar no convênio, como Isaque e Rebeca fizeram, você pode ter grandes bênçãos que o Senhor tem reservadas para você e sua família.

ATIVIDADES: 

Atividade 1: O Templo – Cortar as partes do tempo e montá-lo, colando-o em uma cartolina. Colocar em um lugar onde possa sempre lembrar-se da importãncia de se manter digno e fiel para poder lá entrar.

Atividade 2: Cole a imagem em uma cartolina, recorte a gravura do templo e cada uma das sete molduras triagulares. Faça um furo onde houver um pequeno círculo, em cada triângulo, desenhe ou cole uma fotografia da pessoa indicada, use um barbante ou fio para amarrar o furo superior de gravura templo no furo inferior do triãngulo com a sua fotografia/desenho (veja as cores e modo de fazer, conforme a ilustração). Amarre as molduras de seus pais logo abaixo do tempo e as molduras de seus avós logo abaixo das molduras de seus pais. Atrás da gravura do templo escreva uma meta que o ajude a permanecer digno de entrar no templo, um dia. Depois pendure o móbile onde você possa vê-lo, para lembrar sempre da sua meta e onde ela o levará um dia.


Atividade 3: Serei o Elo Forte – Cole a figura numa cartolina. Recorte cada elo nas linhas pretas cheias, Para recortar a parte interna dos elos, corte o elo na linha pontilhada. Escreva seu nome em um dos elos e o nome de seus pais, irmãos, irmãs, avós, tios ou outros parentes, se desejar, una os elos e pendure sua corrente num local em que o ajudará a recordar que você faz parte de uma família e que pode ser o elo forte que liga toda ela. Numa noite familiar, peça aos familiares que escolham um nome num dos elos e digam uma coisa que aprenderam com essa pessoa que as ajude a permanecer firmes.


Atividade 4: Recorte as tiras de papel com as palavras da figura e coloque-as num jarro, saco de papel ou caixa. Use botões coloridos (todos diferentes) ou algo semelhante como peças do jogo. Revezem-se para escolher uma tira com as palavras e lê-las em voz alta, depois conte quantas palavras tem a tira e mova sua peça esse mesmo número de casas. Prossiga até que todas as peças do jogo tenham chegado ao templo.




DESENHOS PARA COLORIR