13 abril 2013

TEMPO DE COMPARTILHAR - JUNHO 2013

Bom dia!!!

Estou postando aqui idéias para o Tempo de Compartilhar do mês de Junho/2013, abaixo de cada semana, caso queiram, tem o arquivo em PDF disponível para baixar também.

Até mais...
Abraços


Junho - Vou Seguir o Plano do Pai Celestial Sendo Batizado e Confirmado

Semana 1: Seguirei a Jesus Cristo sendo batizado, confirmado e guardando meus convênios batismais.
Música: Quand
o Eu For Batizado
Escritura: 3 Néfi 30:2
Lição: Do seu Reino - Élder Robert D. Hales

Quando somos batizados por imersão por alguém com a devida autoridade do sacerdócio e optar por seguir o nosso Salvador, são então, do seu reino.
Ser do reino de Deus requer atender a admoestação do Salvador "Segui-me" (2 Ne. 31:10). Néfi ensinou que seguimos Jesus, cumprindo os mandamentos do Pai Celestial: "Portanto, meus amados irmãos, podemos seguir Jesus se não estivermos dispostos a guardar os mandamentos do Pai?" (2 Néfi 31:10.).
No batismo, fazemos um convênio com nosso Pai Celestial de que estamos dispostos a entrar em seu reino e guardar os seus mandamentos a partir daquele momento, mesmo que ainda vivemos no mundo. Somos lembrados no Livro de Mórmon que nosso batismo é um convênio de que seremos "testemunhas de Deus [e Seu reino] em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares em que vos encontreis, mesmo até a morte, para que vos possamos ser resgatados por Deus, e ser contados com os da primeira ressurreição, para que tenhais a vida eterna "(Mosias 18:9, grifo do autor).
Quando entendemos o nosso convênio batismal e do dom do Espírito Santo, vamos mudar nossas vidas e estabelecer a nossa fidelidade total ao reino de Deus. Quando vêm as tentações, se escutarmos, o Espírito Santo ele nos fará lembrar que prometemos recordar nosso Salvador e obedecer aos mandamentos de Deus. (Ensign, novembro de 2000, página 7).


Abaixo algumas atividades que podem ser usadas e adaptadas segundo as necessidades da
primária de sua ala:

Atividade 1: Primeiros Princípios e Ordenanças do Evangelho - Você pode fazer este móbile sugerido como um lembrete dos primeiros princípios e ordenanças do evangelho. Cola a imagem em uma cartolina. Corte os cinco quadrados, então corte o circulo sobre as linhas brancas. Cortar ou perfurar onde indicado. Pendure os quadrados do móbile com corda ou fita.






Atividade 2: Uma promessa sagrada - Fazer um móbile para ajudar você a se lembrar do seu convênio batismal, monte a imagem em papel grosso, então pinte e recorte as figuras. Usando um barbante ou fio, pendurar o móbile num cabide ou gancho decorativo, e colocá-lo onde você pode vê-lo todos os dias.





Atividade 3: Figura para colorir – Dê uma cópia para cada criança e depois de debater sobre o tema, as crianças podem colorir as imagens.



Atividade 4: Uso do quadro negro – O quadro negro pode ser uma ferramenta muito útil, pode-se ensinar os princípios e ordenanças do evangelho ás crianças, fazendo em forma de degraus, como no exemplo abaixo.



 
---------------------------------------------------------------



Semana 2: Se eu viver dignamente, o Espírito Santo vai me ajudar a escolher o que é certo.
Música: Quand
o Eu For Batizado
Escritura: D&C 84:64
Lição: O Dom do Espírito Santo

O que acontece quando você completa oito anos? É isso mesmo! Você pode ser batizado. É um dia glorioso, o dia do seu batismo, o que você deve ser confirmado membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Terá então o privilégio de receber o dom do Espírito Santo.
O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ao contrário do Pai Celestial e de Jesus Cristo, o Espírito Santo não tem um corpo de carne e osso (ver D & C 130:22). O Espírito Santo é um personagem de espírito que vai falar com "você em sua mente e em seu coração" (D & C 8:2) e vai mostrar "o que deveis fazer" (2 Néfi. 32:5).
O Espírito Santo irá ajudá-lo a manter o seu convênio batismal e orientá-lo a escolher o certo. Ele dá testemunho do Pai Celestial e de Jesus Cristo (ver 3 Néfi. 28:11). O Espírito Santo pode dar-lhe conforto e orientá-lo para que fique longe do perigo.
Quando somos batizados e quando tomamos o sacramento, prometemos levar o nome de Jesus Cristo sobre nós, lembre-se sempre dele, e guarde os mandamentos de Deus. Então o Pai Celestial promete que o Espírito Santo estará sempre com você (ver D & C 20:77).
Você vai reconhecer a companha do Espírito Santo pela maneira como você se sente. O Presidente Ezra Taft Benson (1899-1994) ensinou: "Quando você faz o bem, você se sente bem, é o Espírito Santo falando com você"
Verdadeiramente, o Espírito Santo, que também é chamado o Espírito é um dom maravilhoso de um Pai Celestial amoroso.

Abaixo algumas atividades que podem ser usadas e adaptadas segundo as necessidades da
primária de sua ala:

Atividade 1: O Dom do Espírito Santo - Use esses cartões para lembrá-lo do dom do Espírito Santo. Decore uma caixa ou saco como se fosse um presente. Colar a imagem em papel grosso ou cartolina. Recorte os cartões, então coloque-os na caixa ou saco. Todos os dias durante a semana, escolha um cartão. Em seguida, procure a escritura, e preencha os espaços em branco.



Atividade 2: Página para colorir- Espírito Santo
  



----------------------------------------------------------------------------

Semana 3: Quando tomo o sacramento, renovo meus convênios batismais.
Música: Quand
o Eu For Batizado
Escritura:
3 Néfi 18:7 ou Mateus 26:26-28
Lição:
Lembra-se dele

Quando você quer se lembrar de algo importante, você pode escrever uma nota ou amarrar uma cordinha em seu dedo. Para lembrar-se de alguém que se foi há muito tempo, você pode olhar para a sua imagem ou ler algo que ele escreveu. Para lembrar uma música ou um poema que você aprendeu, você pode cantar ou recitar frequentemente.
Jesus nos deu o sacramento para nos ajudar a lembrar o sacrifício que Ele fez por nós no Jardim do Getsêmani e na cruz. Ele sofreu por nossos pecados para que pudéssemos ser perdoados se nos arrependermos. Ele deu Sua vida e ressuscitou para que pudéssemos ressuscitar e viver novamente. O pão do sacramento representa o corpo de Jesus, e que a água representa o seu sangue, que foi derramado por nós.
Quando tomamos o sacramento, renovamos os convênios feitos no batismo: Estamos dispostos a tomar sobre nós o Seu nome, como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, vamos sempre lembrar dele, e guardar Seus mandamentos.
Há muitas maneiras de se lembrar de Jesus Cristo, especialmente enquanto o sacramento está sendo passado. Podemos lembrar como Ele sofreu por nossos pecados e como Ele morreu e ressuscitou. Podemos lembrar Sua vida e ensinamentos e pensar sobre como podemos nos tornar mais semelhantes a ele. Podemos lembrar as coisas que temos feito, nos arrepender se fizemos algo errado e pedir perdão. Podemos lembrar as muitas bênçãos que Ele nos deu. Jesus disse: "E se vos sempre se lembrar de mim, tereis o meu Espírito para estar convosco" (3 Ne. 18:11). O sacramento é uma grande bênção em nossas vidas.

Abaixo algumas atividades que podem ser usadas e adaptadas segundo as necessidades da
primária de sua ala:

Atividade 1: Lembre-se Dele - Para ajudar você a lembrar de Jesus durante o sacramento, fazer essa roda de imagem. Corte os dois círculos, e colocar um sobre o outro. Aperte os dois círculos no centro com um alfinete. Durante o sacramento, olhar para cada foto e pensar sobre o que ela representa.





Atividade 2: Lembre-se – Jogo da Memória. Cortar as fotos. Coloque-as viradas para baixo. Vire duas das imagens. Se forem iguais, colocá-los em uma pilha. Se eles não corresponderem, colocá-las novamente no lugar e deixar a próxima pessoa virar duas fotos. Preste atenção, para se lembrar onde cada imagem está.


-----------------------------------------------------------------------
Semana 4: Se eu me arrepender, posso ser perdoado.
Música: Quand
o Eu For Batizado
Escritura:
Alma 7:21
Lição:
O Sacramento e o Arrependimento - Élder Dallin H. Oaks

Para ter a [constante] companhia do Espírito Santo é o bem mais precioso que podemos ter na mortalidade. O dom do Espírito Santo foi conferido a nós pela autoridade do Sacerdócio de Melquisedeque, após o batismo. Mas para perceber as bênçãos desse dom, devemos manter-nos livres do pecado. Quando pecamos, tornamo-nos impuros e nos afastamos do Espírito do Senhor. O Espírito do Senhor não habita em "templos impuros" (ver Mosias 2:36-37; Alma 34:35-36;. Hel 4:24), e nada impuro pode habitar na Sua presença (Ef 5. : 5; 1 Ne 10:21; Alma 7:21, Moisés 6:57).
Algumas semanas atrás, eu usei uma motosserra para cortar uma árvore no meu quintal. Era um trabalho sujo, e quando eu terminei, estava salpicada com uma mistura suja de serragem e óleo. Em uma condição eu não queria que ninguém me visse. Eu só queria me lavar para voltar a me se sentir confortável na presença de outras pessoas.
Nenhum de nós viveu sem pecados desde o nosso batismo. Sem algum meio de nos limparmos depois do batismo, estariamos perdidos para as coisas espirituais, não poderiamos ter a companhia do Espírito Santo, e no julgamento final que seriamos "afastados para sempre" (1 Ne. 10:21). Como somos gratos porque o Senhor preparou um [meio] para cada membro batizado em Sua Igreja para ser purificado do pecado. O sacramento é uma parte necessária desse processo.
Somos ordenados a nos arrepender de nossos pecados, e nos achegarmos ao Senhor com um coração quebrantado e um espírito contrito e tomar o sacramento, renovando assim nossos convênios. Quando renovamos nossos convênios batismais, desta forma, o Senhor renova o efeito purificador de nosso batismo. Desta forma, somos purificados e podemos ter sempre o Seu Espírito conosco. (Ensign, novembro de 1998, página 38.)
Abaixo algumas atividades que podem ser usadas e adaptadas segundo as necessidades da
primária de sua ala:

Atividade 1 : Lembrete de Arrependimento - Coloria a imagem. Cortar ao longo das linhas contínuas e dobrar nas linhas pontilhadas. Colar a imagem e unir as pontas, conforme a ilustração. Dê um nó duplo na ponta do fio o barbante, e então passe-o através dos buracos. Pendure seu lembrete de Arrependimento onde você pode vê-lo todos os dias. 

 

Atividade 2 : Conserva Tua Rota – Lembrete. Dar uma cópia da imagem do símbolo do CTR para cada criança, para que depois de colorir, coloque em algum lugar em seu quarto onde possa vê-la todos os dias.


  
Atividade 3: Monte o mobile conforme indicado na ilustração e leia as escrituras correspondentes com as crianças.


Atividade 4: Faça os estudos de caso e monte o triângulo com as crianças.


 



2 comentários:

Unknown disse...

oi bom dia ,junho tem semana 5,e como fui chamada para pesdente a pouco tempo fiquei na dúvida...acho q vou fazer uma revisao de tudo!obrigado essa pagina e otima me ajuda muito bjos e bom domingo!

Unknown disse...

Querida Sideni...
Quanto ao 5º domingo, ou eu faço uma revisão, como você disse, ou convido uma das professoras das classes do CRT ou Valorosos para dar um tempo de compartilhar especial sobre algo que eles tenham aprendido em alguma aula, que se encaixe com o tema do mês do Tempo de Compartilhar... Nesse domingo, por exemplo, tivemos o Tempo de Compartilhar pela classe do CTR (6 e 7 anos), foi ótimo!
Se puder ajudar em alguma coisa, estou a sua disposição!
Beijo...