17 abril 2013

TEMPO DE COMPARTILHAR - JULHO 2013

As atividades sugeridas para cada semana,  podem ser adaptadas de acordo com as necessidades de sua classe.

Abaixo de cada uma das semanas, estará disponível todo o material da semana em um só arquivo em pdf, se você desejar baixar.

E finalmente, após a última semana, alguns desenhos para colorir, caso tenha muitas crianças pequenas na classe, pois assim, elas estarão ligadas ao tema, mesmo não estando fazendo as demais atividades, pois os desenhos estão seguindo o tema do mês.
 

Julho - As Famílias São Parte do Plano do Pai Celestial

Semana 1: O Pai Celestial planejou enviar-me a uma família.
Música: As famílias poderão ser Eternas (MC, pp. 98)
Escrituras: A família foi ordenada por Deus (A Família: Proclamação ao Mundo).
Lição: Minha Família


Todas as famílias são diferentes. Algumas famílias têm muitos filhos, e alguns têm algumas crianças, ou uma criança, ou não tem filhos. Algumas famílias têm filhos, pais, avós, tias e tios, todos vivem juntos. Algumas crianças têm dois pais, e outras têm um. Algumas crianças vivem com seus avós ou outros adultos, esses adultos fazer a sua família.
O Pai Celestial planejou para nós, virmos à Terra e vivermos em uma família. Ele quer que o melhor para nós e quer que voltemos, com nossa família a viver com Ele um dia. Ele nos deu os pais para ensinar-nos e e ajudar-nos a tomar decisões sábias.
Você é importante para sua família, e sua família é importante para você. A coisa mais importante para a família é que os membros da família devem amar e cuidar uns dos outros. Uma parte importante de viver o evangelho está mostrar amor para sua família e trabalhar para ter uma família feliz. Você pode mostrar o seu amor por seus pais sendo útil e obediente (Ef. 6:1). Quando você é gentil com os membros da família, você está mostrando o seu amor por eles. As escrituras nos ensinam a amar a nossa família. Elas nos dizem, "Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente " (Ef. 4:32).
Os profetas ensinam-nos a importância e as bênçãos de famílias. O Presidente Spencer W. Kimball (1895-1985) disse: "A família é a unidade básica do reino de Deus na terra" (Ensign, maio de 1978, 45). O Presidente Ezra Taft Benson (1899-1994) disse: "Suas amizades mais importantes devem ser seus próprios irmãos e irmãs e seu pai e sua mãe. Ame sua família "(Ensign, maio de 1986, 43). O Presidente Gordon B. Hinckley nos diz: "As maiores alegrias da vida são vivenciadas nas relações familiares felizes" (Ensinamentos de Gordon B. Hinckley, 205). O Pai Celestial criou as famílias para nos trazer felicidade, nos permiter aprender princípios corretos em uma atmosfera de amor, e preparar-nos para a vida eterna.

ATIVIDADES:

Atividade 1: O Templo é a casa do Senhor - Corte ao longo das linhas pontilhadas. Na página 3, colar uma foto do templo mais próximo de sua casa ou desenhá-lo. Colorir todas as imagens. Faça furos e fazer um livreto amarrando as páginas juntas com fio ou uma fitinha colorida.



Atividade 2: Minha Família Eterna Corte-os as imagens. Corte em cima das linhas pontilhadas de cada figura. Usando um pedaço de papel grosso ou cartolina, cortar 9 tiras que fiquem da altura dos cortes feitos nas linhas pontilhadas das figuras e que de um comprimeto que possam sustentat cada figura para que possa “parar em pé”. Em seguida, colocar uma tira em cada fenda nas figuras. Estas são as coisas que você precisa lembrar e fazer para seguir o plano do Pai Celestial e voltar a viver com ele em família.

Atividade 3: A Importância da Família - Cortar os corações e com um furador, fazer pequenos furos, nos locais indicados nas figuras, então colar a pontinha de uma na outra de maneira a formas “um triângulo”, passar um fio pelos furos e montar então um móbile (ver ilustração na parte inferior direita da atividade), então pendure-o em um local onde você sempre possa ver, coisas que são importantes para manter uma família eterna.


Atividade 4: Labirinto - Esta serve melhor para as crianças pequenas, pois é uma atividade onde as crianças devem levar cada membro da família até o lar, pelo labirinto.
 

 
Atividade 5: Nossa família será forte – Dê uma cópia da figura para cada criança, para que em casa, na próxima reunião familiar ela possa preencher a lista junto com a família, de coisas que possam fazer para tornar a família forte.


Atividade 6: Posso ajudar minha família a ser feliz – Dê uma cópia para cada criança. Pode-se fazer esta atividade na primária mesmo, de maneira que eles façam uma carinha feliz nas figuras das coisas que eles tem realizado em casa e uma carinha triste, nas que eles ainda não estão fazendo, então desafiá-los a fazer com que durante a semana, eles consigam fazer com que todas fiquem com carinhas felizes, realizando as tarefas... Ou pode-se entregar uma cópia para as crianças levarem para casa, para que juntamente com os pais, preencham e façam metas para que todas as atividades sejam realizada.



 Semana 2: A oração familiar, o estudo das escrituras em família e a noite familiar podem fortalecer minha família.
Música: As famílias poderão ser Eternas (MC, pp. 98)
Escrituras: Efésios 6:1
Lição: Amor no Lar

Vocês podem fortalecer sua família ao aprender, brincar, servir e trabalhar juntos. A irmã Barbara B. Smith, da Sociedade de Socorro presidente geral de 1974 a 1984, disse: "Lembre-se que uma família estabelecida no amor ... é mantida através de trabalho e serviço. Uma casa é reforçada pelo trabalho quando os trabalhadores recebem o respeito "(Ensign, novembro de 1981, 84).
Trabalhar juntos em sua casa os ajuda a ser responsáveis e ser gratos pelo trabalho que os outros fazem por você. Servir os seus familiares mostra que você os ama. Compartilhar de talentos ou passatempos e participar de atividades divertidas com sua família ensina mais sobre os membros de sua família.
Podemos aprender sobre como trabalhar, servir e trabalhar juntos na noite familiar. Profetas prometeram-nos que as nossa família irão se fortalecerá quando usamos esse tempo para estudar os princípios do evangelho e apreciarmos ficar juntos.
O Presidente Ezra Taft Benson (1899-1994) ensinou: "As famílias devem passar mais tempo juntos no trabalho e recreação. As noites familiares devem ser agendadas uma vez por semana como um tempo para recreação, projetos de trabalho, representações, canções em volta do piano, jogos, brincadeira, comes e bebes e orações familiares. Esta prática manterá a família unida, em amor, orgulho, tradição, força, lealdade "(Ensign, novembro de 1982, 60).

ATIVIDADES:

Atividade 1: Uma casa ou um Lar – Recorte as flores da imagem, em seguida escreva o sobrenome de sua família na placa do nome da casa. Sempre que você servir a sua família de alguma maneira, cole uma flor na casa, a medida que você for acrescentando as flores, sua casa se tornará um lar, Coloque a gravura onde você possa lembrá-lo de tornar sua casa um lar.

Atividade 2: Minha Família Pode Ser Eterna - Cortar a imagem do templo ao longo da linha pontilhada, então cortar pequenas fendas ao longo das linhas 13 linhas pontilhadas na imagem do templo. Cole a imagem em papel grosso e dobre a imagem ao longo da linha contínua horizontal. Abra as três guias criados pelos seis fendas verticais na figura do templo (em frente as portas e janelas). Cortar as três figuras da família. Cole a metade inferior de cada figura com uma das guias (ver ilustração). Corte os sete arbustos. No arbusto em branco, escreva algo que você vai trabalhar para ajudá-lo a preparar-se para ir ao templo um dia. Dobrar as abas para trás em todos os arbustos e inseri-los em fendas horizontais, de modo que os arbustos fiquem virados para frente. Eles vão lembrar de algumas das coisas que sua família pode fazer para ser uma família eterna.

 
Atividade 3: Árvora genealógica – Corte um pequeno ramo de árvore ou arbusto e coloque-o num vaso ou algo aassim ou se preferir desenhe uma árvore bem bonita em uma cartolina. Recorte as figuras, faça pequenos furos no alto de cada moldura. Nas molduras em branco, escreva ou desenhe suas próprias idéias de maneiras de ajudar sua família. Com o fio ou barbante pendure as molduras na sua árvore.


Atividade 4: O que preciso fazer para torna minha casa um lar - Essa imagem serve para a criança lembrar as coisas que pode fazer para tornar sua casa um lar



Semana 3: O sacerdócio pode abençoar e fortalecer minha família.
Música: As famílias poderão ser Eternas (MC, pp. 98)
Escrituras: D&C 84:35
Lição: As bênçãos do Sacerdócio estão ao alcance de todos.

Quando Joseph Smith traduzia o Livro de Mórmon, ele e seu escrevente, Oliver Cowdery, tiveram uma dúvida. Foram ao bosque para orar a esse respeito. Enquanto oravam, “um mensageiro do céu desceu em uma nuvem de luz”. Esse mensageiro era João Batista. Ele impôs as mãos sobre a cabeça de Joseph e de Oliver e concedeu-lhes o Sacerdócio Aarônico. João Batista então ordenou que Joseph e Oliver batizassem um ao outro. Pouco tempo depois, os Apóstolos Pedro, Tiago e João vieram à Terra e ordenaram Joseph e Oliver ao Sacerdócio de Melquisedeque. O sacerdócio de Deus estava novamente na Terra. (Ver Joseph Smith – História 1:68-72)
Por meio do sacerdócio podemos receber bênçãos e ordenanças maravilhosas. Essas bênçãos incluem a que é dada aos bebês recém-nascidos, aos enfermos e aos filhos pelo pai deles ou por outros portadores dignos do sacerdócio. Também precisamos receber certas ordenanças do sacerdócio para retornar à presença do Pai Celestial. Algumas dessas ordenanças incluem o batismo por imersão, o recebimento do dom do Espírito Santo e as ordenanças sagradas do templo que podem selar a família para sempre. Também no templo podem ser realizadas ordenanças por pessoas que morreram sem as bênçãos do evangelho. As bênçãos do sacerdócio estão ao alcance de todos!

ATIVIDADES:

Atividade: O Grande Presente – Cole as imagem (o quebra cabeça e o templo atrás) numa cartolina, corte o quebra-cabeça ao longo das linhas pontilhadas. Este é um quebra-cabeça de duas faces. Ir ao templo é como olhar para a esta imagem. Cumprindo as muitas partes do evangelho formamos um conjunto de ações que nos levam a obter a exaltação.



Atividade 2: O que fazemos no templo – Após colorir as figuras, corte-as e cole-as numa cartolina, depois com um furador, faça um furo no topo de cada imagem, no local indicado, então é só montar o móbile e colocar em um lugar que possa vê-lo sempre para lembrar o que fazemos no templo e que todas estas coisas são feitas por meio do sacerdócio.


Semana 4: O Pai Celestial quer que eu me case no templo e tenha uma família eterna.
Música: As famílias poderão ser Eternas (MC, pp. 98)
Escrituras: D&C 131:2 e Mateus 16:19
Lição: O Maior Presente

Isaque e Rebeca se casaram. Suas famílias estavam felizes que estes jovens tinham encontrado alguém fiel para se casar. Eles sabiam o quanto era importante casar-se no convênio. (Quando você está se casa, é feito um "convênio", e são selados pelo santo sacerdócio para ficarem casados um com o outro para a eternidade Essa é a promessa do Pai Celestial para você. Você prometer-lhe viver em retidão para ser digno deste bênção. Os pais de Isaque e Rebeca sabiam que, se eles se casassem no convênio, eles receberiam muitas bênçãos maravilhosas. Todos estavam muito felizes.
Isso é igual para outros jovens, homens e mulheres que você conhece que se casaram no convênio e foram selados no templo? Sim. A diferença é que Isaque e Rebeca viveram milhares de anos atrás, nos tempos do Velho Testamento, e eles não se conheciam antes de se casar.
O Pai de Isaque, Abraão, sabia o quanto era importante para Isaque se casar com uma mulher fiel que acreditava em Deus, assim como seu filho acreditava. Abraão sabia que isso era a única maneira de Isaque casar-se no convênio e receber todas as bênçãos que o Pai Celestial havia prometido. Abraão estava tão preocupado com isso que ele mandou o seu servo a milhas e milhas de distância para procurar a mulher com as mesmas crenças religiosas como Isaque e que fosse escolhida por Deus para casar-se com ele. O Senhor ajudou o servo de Abraão encontra Rebeca. Ela concordou em se casar com Isaque, mesmo não o conhecendo. Você pode ler mais sobre o casamento de Isaque e Rebeca em Gênesis 24.
Por que foi tão importante para Isaque e Rebeca casar-se com alguém do convênio? Por que é importante para você casar-se com um membro da Igreja justo e digno de entrar no templo?
Quando você é casado no templo, você está tem prometidas as bênçãos de Abraão, Isaque e Jacó (ver Gênesis 22:17-18). Uma dessas bênçãos é que você e sua família, através do poder do sacerdócio, pode ser seladas para sempre. Este é um presente maravilhoso do Pai Celestial. O Senhor prometeu esta e outras bênçãos aos descendentes justos de Abraão. A eles foram prometidos o sacerdócio e foi dada a responsabilidade de ensinar o evangelho a outras pessoas, de modo que todas as famílias em todos os lugares pudessem ter "as bênçãos da salvação, sim, a vida eterna" (Abr. 2:11).
Quando você crescer e for ao templo, você vai aprender mais sobre as bênçãos da salvação e do grande plano de felicidade. Você vai fazer convênios. Se você guardar seus convênios, o Pai Celestial o abençoará com "o maior de todos os dons de Deus", que é a vida eterna (ver D & C 14:7). Ao optar por se casar no convênio, como Isaque e Rebeca fizeram, você pode ter grandes bênçãos que o Senhor tem reservadas para você e sua família.

ATIVIDADES: 

Atividade 1: O Templo – Cortar as partes do tempo e montá-lo, colando-o em uma cartolina. Colocar em um lugar onde possa sempre lembrar-se da importãncia de se manter digno e fiel para poder lá entrar.

Atividade 2: Cole a imagem em uma cartolina, recorte a gravura do templo e cada uma das sete molduras triagulares. Faça um furo onde houver um pequeno círculo, em cada triângulo, desenhe ou cole uma fotografia da pessoa indicada, use um barbante ou fio para amarrar o furo superior de gravura templo no furo inferior do triãngulo com a sua fotografia/desenho (veja as cores e modo de fazer, conforme a ilustração). Amarre as molduras de seus pais logo abaixo do tempo e as molduras de seus avós logo abaixo das molduras de seus pais. Atrás da gravura do templo escreva uma meta que o ajude a permanecer digno de entrar no templo, um dia. Depois pendure o móbile onde você possa vê-lo, para lembrar sempre da sua meta e onde ela o levará um dia.


Atividade 3: Serei o Elo Forte – Cole a figura numa cartolina. Recorte cada elo nas linhas pretas cheias, Para recortar a parte interna dos elos, corte o elo na linha pontilhada. Escreva seu nome em um dos elos e o nome de seus pais, irmãos, irmãs, avós, tios ou outros parentes, se desejar, una os elos e pendure sua corrente num local em que o ajudará a recordar que você faz parte de uma família e que pode ser o elo forte que liga toda ela. Numa noite familiar, peça aos familiares que escolham um nome num dos elos e digam uma coisa que aprenderam com essa pessoa que as ajude a permanecer firmes.


Atividade 4: Recorte as tiras de papel com as palavras da figura e coloque-as num jarro, saco de papel ou caixa. Use botões coloridos (todos diferentes) ou algo semelhante como peças do jogo. Revezem-se para escolher uma tira com as palavras e lê-las em voz alta, depois conte quantas palavras tem a tira e mova sua peça esse mesmo número de casas. Prossiga até que todas as peças do jogo tenham chegado ao templo.




DESENHOS PARA COLORIR









Nenhum comentário: